Visita, mais que especial, da Ednubia Ghsi em reunião do NCEP

Jean Carlos Gemeli

Na última quinta-feira (8), a reunião do NCEP contou com a participação especial da Ednubia Ghisi, comunicadora popular que trabalha no Cefuria e na Terra de Direitos, além de militar junto ao Levante Popular da Juventude e à Frentex. A partir do texto “Jornalismo nas margens” de Elaine Tavares, ela conversou com o grupo a respeito de experiências práticas com comunicação popular.

O papel do jornalista com formação acadêmica em comunidades foi discutido, e ressaltou-se a importância da humildade do jornalista frente ao universo com o qual trabalha. Precisamos entender que não somos os heróis de uma mudança social, mas somos apenas mais uma força que contribua para que ela aconteça.

Outro tema de debate foi a importância de fazer com que o jornalismo seja mais sensível e pessoal, tanto em mídias alternativas quanto na grande mídia. Chegamos à conclusão que esse tipo de fazer jornalístico, infelizmente, raramente é posto em prática, acontecendo apenas em casos muito pontuais.

Ednubia reforçou junto ao grupo que, muitas vezes, o processo de produção da mídia é mais importante para a comunidade do que o produto final em si. Os membros comunidade devem ter participação ativa na produção, cabendo ao jornalista apenas o papel de facilitador.

Ednubia mostrou também a importância das outras linguagens (grafite, charge, fotografia, poesia, música, etc.). Além do produto final para o processo de aproximação, compreensão de conteúdos. Pois muitas vezes a metodologia é um fator chave para destravar o processo de comunicação entre os estudantes/jornalistas e o grupo com o qual trabalha. Neste caso, nos aproximar de comunicação popular é o caminho.

Toda a conversa foi permeada por troca de histórias e experiências dos participantes. Métodos, sucessos e fracassos nos projetos do NCEP e da Folha do Sabará serviram como exemplo prático dos pontos discutidos. Por fim, conversamos a respeito da importância da extensão dentro da universidade e da necessidade de democratização das mídias no Brasil.

Os NCEPPERS agradecem muito a presença da Ednubia, que é sempre bem-vinda em nossas reuniões. Outros estudos, debates e discussões estão programados para acontecer periodicamente, com eventuais gravações de podcasts.

This entry was posted in Comunicação Popular, Educomunicação, NCEP, UFPR. Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post. Both comments and trackbacks are currently closed.

Comments are closed.