Pesquisa

Aqui você encontrará textos, artigos e pesquisas feitos pelo núcleo ao longo dos anos.

NCEP UFPR: RELATO DE EXPERIÊNCIAS EM COMUNICAÇÃO POPULAR

Resumo:

Este artigo tem como objetivo apresentar o Núcleo de Comunicação e Educação Popular (NCEP) e os resultados que vem sendo alcançados pela equipe e parceiros do projeto, bem como fornecer breves relatos de experiência das atividades em que a gestão do Núcleo está envolvida. O NCEP é um projeto de extensão vinculado ao curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná e foi criado em 2003, com o objetivo de estimular a discussão sobre comunicação popular e assessorar movimentos sociais a fim de promover a democratização dos meios de comunicação. A gestão 2013/2014 do NCEP conta com vinte e um membros, entre bolsistas e voluntários da graduação das três habilitações do curso de Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas), sob a orientação e coordenação do Profº Drº Guilherme Carvalho. Os alunos de graduação envolvidos auxiliam os parceiros do Núcleo em projetos específicos. Atualmente, o NCEP conta com quatro parcerias, sendo elas o Colégio Estadual Manoel Ribas, a Escola Estadual Herbert de Souza, o Centro de Socioeducação (Cense) do município de Fazenda Rio Grande e o Movimento Nacional da População de Rua (MNPR), em que os integrantes do Núcleo desenvolvem oficinas de redação e produção em rádio e em jornal impresso.


Núcleo de Comunicação e Educação Popular: a educação para os meios através da extensão universitária

Resumo:

O texto apresenta uma experiência de educação para os meios realizada pelo Núcleo de Comunicação e Educação Popular do departamento de Comunicação da Universidade Federal do Paraná no ano de 2004. O projeto surgiu da demanda constatada pelo NCEP – Núcleo de Comunicação e Educação Popular, que assessora os movimentos populares e sociais de Curitiba nas suas ações de comunicação e demonstra o interesse da comunidade e da escola, em particular, por programas de educação para os meios. Intitulada Cinema na Escola para o Professor, relata uma proposta de educação para os meios, desenvolvida junto a professores de uma escola pública do centro de Curitiba. Através dela, foram realizados encontros mensais nos quais a comunicação social foi discutida a partir de alguns filmes, que eram exibidos para o grupo e seguidos de debate. Os filmes serviam para propor o debate sobre a mídia na sociedade e apontar pistas para o uso do cinema em sala de aula, considerando todas as suas especificidades. O resultado do projeto evidencia a possibilidade de atuação dos alunos de graduação em ações concretas em defesa da cidadania, que começam pela compreensão de que a formação de um espírito crítico sobre os meios de comunicação de massa começa pelo direito de acesso aos seus diferentes produtos.

Leave a Reply

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>