TV dos Trabalhadores veicula programa sobre a democratização da comunicação

O diretor de comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SMABC), Valter Sanches, o diretor da empresa Oboré, Sérgio Gomes, o escritor Vito Giannotti e o radialista Chico Lobo dialogaram sobre a democratização da comunicação no programa “Clique Ligue”, da TV dos Trabalhadores. A conversa de cerca de 40 minutos foi dividida em três blocos e colocada ontem no YouTube.

No primeiro segmento, Sanches desfez um engano comum sobre a regulação democrática da mídia: “[…] quando a gente fala em democratizar, não é pra calar a boca de quem já tem voz. É pra dar acesso a mais vozes que possam chegar à televisão, ao rádio, aos jornais, às revistas etc.”

De acordo com Lobo, na segunda parte, os novos comunicadores “[…] estão aprendendo a reproduzir modelo, simplesmente isso. Eles não estão sendo estimulados, de fato, para apresentarem uma nova linguagem, uma nova versão do fato, a versão popular, a versão do ‘ele’ cidadão.”

No último bloco, o representante da SMABC lançou uma provocação: “Por que que a população pobre, negra, deficiente, idosa não tem espaço na TV? Porque é feio. É feio pelos padrões estéticos estabelecidos pelos grandes grupos econômicos que querem vender produtos nos intervalos.”

Mário Teixeira
This entry was posted in Audiovisual, Comunicação Popular, Democratização da comunicação, TV Comunitária and tagged , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Leave a Reply

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>